domingo, 6 de outubro de 2013

MINHA INFÂNCIA

I                                                   VIII
onde eu nasci,era tão lindo              quando a galinha botava
mas desmataram sua essência          eu ia pegar o ovo
nossa casa era tão simples               sofri carreira de vaca
de pouquinha resistência                  ao está de bezerro novo
mesmo assim foi a melhor                se eu pudesse não vivia
de todas minhas residências             afastado do meu povo
II                                                    IX
esse período em minha terra             também dei muitas carreiras
foi uma coisa bonita                          nas minhas infantis caçadas
prestou enquanto durou                    a traz de rolinha choca
depois ficou esquisita                        pensando está baleada
anos seguidos de secas                     pastorei arroz com funda
acabaram minha dita                         assustando a passarada
III                                                    X
era só felicidade                                pegava preá de fojo
antes da seca chegar                         canário de alçapão
uma infância sadia                              subi muito em porteira
colegas para brincar                          joguei bola no oitão  
corria num pé e noutro                       tinha um cavalo de pau
livre igual peixe no mar                       que se chamava alazão
IV                                                      XI
criança pobre mas era                        sofri tanta ferroada
protegida de tristeza                           de abelha na lavoura
brincava pelas manhãs                        puxavante de orelha
em volta de uma represa                     castigo da professora
com filhotes de patinhos                      sem falar nas ameaças
descendo na correnteza                       de mamãe com a vassoura
V                                                        XII
havia muitos brinquedos                      brinquei muito de balanço
galamarte e corrupio                           na sombra do juazeiro
cacei muito passarinho                         com pedra e vaca de osso
chamando no assobio                          e galinhas de perreiro
com arapuca pegava                            ao anoitecer tangia
bem-te-vi perto do rio                          os frangos para os puleiros
VI                                                        XIII
como criança de sítio                            eu gostava de correr
um pouco de tudo eu fiz                        para abrir as porteiras
criei juriti novinha                                  pulava em poços no rio
asa branca e concriz                              descia na ribanceira
personagens de uma infância                  pegava com um bom cachorro
onde eu fui muito feliz                             muito Teiú na carreira
VII                                                        XIV
me criei numa casinha                             minha infância foi linda
em frente um lindo açude                        o melhor da minha história
bebia leite de cabra                                pena que seja na vida
para crescer com saúde                         uma fase provisória
foi assim minha infância                          mesmo longe eu conservo
e parte da juventude                              tudo em minha memória

Um comentário: