quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MINHA VIDA NO SERTÃO

I                                           V
quando chovia                        de madrugada
eu fazia plantação                    eu sempre me levantava
de milho,arroz e feijão             os bezerros eu soltava
naquela terra molhada              presos em outro curral
com estilingue                          pegava peixe
pendurado no pescoço            no riacho do roçado
minha vida era um colosso       e corria atrás do gado    
não reclamava de nada            em um cavalo de pau
II                                            VI
pegava espiga                          chupava manga
de milho amadurecida              no próprio pé de mangueira
para minha mãe querida           ia abrir a porteira
preparar uma canjica                para boiada passar
sofria muita                               tomava banho
ferroada de abelhas                   no poço perto da represa
ao cuidar das ovelhas                imitava com clareza
pertinho da oiticica                    o passarinho cantar
III                                             VII
com os dois pés                         como eu brincava
encostados na parede                olhando o céu estrelado
me balançava na rede                comendo milho assado
embalado pelo vento                 na fogueira de São João
uma criança                               ia na vazante
alegre e com saúde                    arrancar batata doce
que buscava no açude                toda vida isso me trouxe
água em cima do jumento           bastante recordação
IV                                              VIII
sempre subia                              a minha vida
em arvoredo sombrio                 no sertão foi muito boa
pulava dentro do rio                   foi nos rios e lagoas
molhado de euforia                     onde natação eu fiz
aquilo era                                   pulava cerca
a coisa mais divertida                  por cima do passadiço
assim eu tive uma vida                 talvez tenha sido por isso
uma infância sadia                       que lá eu fui tão feliz



Um comentário: