sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MESTRE

I                                                  VII
município de Ouro Branco            com oitenta e oito anos
nasceu no Sítio mimoso                é mais atualizado
Isídio Teixeira da Matta                do que muito adolescente
homem bom e generoso                recentemente formado
sempre a favor do perdão             conhece o Brasil inteiro
até para um criminoso                   sem nunca ter viajado  
II                                                  VIII
inspirei-me em sua vida                 um verdadeiro menestrel
que para mim é genial                    muito bom conservador
escrever sobre um homem             além de bom conselheiro
como eu nunca vi igual                   foi também bom professor
humilde e compreensível                manso igual um cordeiro
um companheiro ideal                    bravo se preciso for
III                                                  IX
um mestre em quase tudo               foi arrimo de família
que há em sua região                      no seu tempo de solteiro
bom administrador                          do serviço militar
em tudo que é plantação                 teve que voltar ligeiro
dono de uma fazenda                      para consolar sua mãe
de boa repercussão                         seu amor mais verdadeiro
IV                                                  X  
o considero escritor                        um católico perfeito
sem ter livro publicado                    rezando um terço todo dia
me baseando nos dizeres                 a mais de cinquenta anos
que ele tem nos falado                     e ainda com alegria
frases de um grande poeta                rezava de madrugada o ofício
ela tem nos revelado                         da nossa virgem Maria
V                                                      XI
já celebrou missa em latim                 criou seus quatorze filhos
foi juiz de paz também                        todos casaram em paz
bem visto em sua cidade                     fez até bodas de ouro
por ser um homem de bem                  há poucos tempos atrás
dono de uma fé tão grande                  uma das coisas mais difíceis
que nem todo cristão tem                    que um pai de família faz
VI                                                       XII
nem as perguntas de um padre              tudo que ele me ensinou
conseguem deixá-lo mudo                    nunca mais vou esquecer
devido a boa memória                          ser humano igual a ele
na vida aprendeu de tudo                      demora aparecer
um intelectual                                        um mestre assim tão capaz
apesar do pouco estudo                        só Deus consegue fazer

3 comentários:

  1. um dos homens mais inteligentes que eu conheci nessa vida

    ResponderExcluir
  2. Ivo não tenho palavra ou condições de agradecer, o prazer é o sentimento que vc fez eu é meu velho pai passar com essa poesia pois quem conhece-o ele como nós é vivemos esses momentos com ele sabe como ele era é ainda é lembrado, homem, manso , correto, é um verdadeiro mestre .

    ResponderExcluir
  3. obrigado Izaias pelas belas palavras,o mais novo leitor das minhas escritas

    ResponderExcluir